23/07/2014

DECIFRANDO AS ESTIQUETAS E LAVAGEM DAS ROUPAS CORRETAMENTE


   ENTENDA OS SÍMBOLOS DAS ETIQUETAS DAS ROUPAS
Para melhor entendimento você precisa saber que aqueles símbolos que encontramos em nossas roupas, sejam do vestuário ou cama, mesa e balho, são dividas em 5 categorias!

LAVAGEM É composto por uma tina de água e algum elemento extra:














ALVEJAMENTO 
E CLORO

É um triangulo mais um símbolo, super fácil de ser idenficado.



SECAGEM
É sempre indicada por um quadrado e outro símbolo.



PASSANDO A FERRO: Quanto mais bolinhas, mais alta pode ser a temperatura.




LAVAGEM A SECO: É representada por um círculo. Este tipo de lavagem é bem mais complicada... que tal deixar nas mãos de especialistas?





SUGESTÃO: mantenha esta legenda bem à vista e faça com que suas roupas durem mais!!!



ERROS COMUNS AO LAVAR E CONSERVAR ROUPAS



Colocar excesso de sabão na máquina: o pensamento mais comum é “mais sujeira, mais sabão”. E isso é um erro, pois quanto mais produto, maior o risco do tecido manchar. O ideal é consultar o manual da máquina de lavar, pois cada aparelho possui um limite. Quando a roupa estiver suja demais, o correto é fazer uma pré-lavagem - com sabão e água fria - para depois levar a maquina. 

Deixar as roupas de molho de um dia para o outro: o molho deve ser de no máximo uma hora. Se você deixar mais do que isso, a roupa corre risco de tomar de volta a sujeira que já saiu. 

Colocar a roupa para secar no sol: ele queima e degrada as fibras, além de endurecer o tecido e poder provocar até mesmo o encolhimento das roupas. 

Lavar roupas de lã com sabão em pó: esse procedimento encolhe e endurece o tecido. O correto é lavá-las com detergente neutro.

Torcer e pendurar roupas de tricô no varal: isso deforma as peças. O certo é tirar o excesso de água e, em seguida, usar uma toalha para remover o resto de umidade. Por fim, coloque a peça para secar sobre uma grade, na horizontal, em algum local fresco e ventilado. 

6- Não separar as roupas por cor: isso precisa ser feito, pois misturar peças claras e escuras durante a lavagem acaba provocando manchas. O correto é separá-las por cor, classificando-as como brancas, claras, médias e escuras. 

Fazer mau uso do alvejante: ele não pode ser colocado na roupa suja nem nas peças coloridas. Além disso, o produto não pode agir por muito tempo, no máximo entre 15 e 20 minutos. 

Guardar roupas em sacos plásticos: isso não é certo, pois as sacolas atraem umidade e provocam fungos e bolor. O certo é guardar as roupas em sacos de TNT (conhecidos como tecidos não tecidos), que deixam as peças “respirarem” e as protegem da poeira e da incidência de luz. 

Passar roupa com sujeira: a alta temperatura do ferro acaba fixando essas sujeiras e manchas, impedindo definitivamente a remoção delas. 

Não proteger a roupa do ferro de passar: todas as peças precisam estar protegidas por um tecido de algodão ou sapata de teflon (uma proteção que é encaixada no ferro). Isso porque a chapa do ferro é muito quente e queima as fibras do tecido, deixando-o com menos brilho.

Nenhum comentário: