27/10/2014

CALCULANDO O NÚMERO DE PONTOS NO TRICÔ



]
Nunca me preocupei muito em fazer amostra de uma peça que queria fazer, simplesmente pelo fato de ter aprendido sozinha a tricotar usando minha veia de curiosa e procurando desvendar tudo que vi tentando decifrar o que lia. E foi bem assim que aprendi a tricotar! Passei a vida toda fazendo as peças de acordo com os modelos encontrados em revistas. Aprendi ler todas as receitas, até as mais difíceis. 
Hoje, já traduzo as russas, alemãs, inglesas com ajuda de dicionário, do google e a disposição física para esta à frente do computador em visitas a sites de tricô que possam aprimorar meus conhecimentos. 

E o que é a amostra?
Ao pé da letra, é um quadrado tricotado com a mesma ag., o mesmo fio e ponto que você vai usar para fazer uma peça.
Obviamente, como é uma “amostra”, não é a blusa toda. O pedaço é pequeno, o suficiente para você medir quantos pontos formam 10cm de largura e quantas carreiras dão 10cm de altura.

Mas, hoje eu me deparei com um problemão daqueles!!!!

Sabe esta linda blusa aí postada, pois bem venho estudando há uns dias e me levou a dúvidas imensas, pois a tal blusa, tem manga raglã e esta prega que com certeza tem técnicas mais definidas que eu consegui desvendar depois de algumas pesquisas.

Com ajuda de duas amigas do facebook  GraCielle Lucio e Bertilia M. Lins  que me ajudaram com dicas incriveis foi mais fácil entender por que as amostras são necessárias e tornam o seu trabalho menos traumático quando não se tem o verdadeiro conhecimento da causa.

E foi ai, com todas as dicas recebidas que resolvi fazer esta matéria que vai de encontro com CÁLCULO DE PONTOS para uma peça perfeita! 

E pensando nas pessoas que como eu, não querem perdem tempo e fazer uma peça com tamanho indesejado, então, porque não aproveitar todas as informações recebidas e explicar direitinho como fazer? 
Tenho a linha escolhida, Fio Duna Brilho da Pingouin na cor 7684 e acho que este fio deva ficar lindo! Agulha de tricô nº 4¹/². Vamos lá!!!

1 - Comecei o trabalho com uma amostra do ponto, por que a espessura da agulha e a pressão da linha interferem no tamanho da peça. Foi isso que entendi, ou seja, o ponto que você faz pode ser quase igual ao meu, mas não é igual.
Coloquei 30p. na ag. nº 4¹/ e trabalhei por 35 carreiras, que ficou este quadrado, arrematei.

Vamos então aos cálculos.

Abra a amostra em superfície plana e mantenha a peça aberta corretamente, não estique e não comprima, para não sair da realidade. Prenda com alfinete e se achar conveniente deixe a peça descansar por um dia,ou borrife e passe um ferro à vapor com um paninho úmido por cima desta amostra e passe pelo avesso sem pressionar o ferro na peça para não marcar o fio,e após isto deixe esfriar a amostra.
Tenha em mãos uma fita métrica ou régua, papel, lápis (não use caneta para não estragar a peça) e uma calculadora (facilita muito).
Coloque a peça na posição correta. A quantidade de pontos fica no sentido horizontal e o número de carreiras na posição vertical.
No meu caso tenho esta anotação: Largura = 20 pontos. e o Comprimento = 26 carreiras na medida dos 10 cm.
Então agora pegue uma peça que fique perfeita em você e meça a peça, comprimento e largura e anote.

Vamos aos cálculos:
A amostra contém:  20p x 26carr. = 10cm x 10cm.
Faça o mesmo com a peça a ser copiada. 
A peça tem 47 cm de largura e 51 cm de comprimento = 47cm x 51cm .(aqui os números são ficticios)

Agora vamos à regrinha de três, por que aqui também tem matemática!!!!
Calculando o número de pontos na agulha:
Amostra tricotada: 
Largura: 20 p.  = 10 cm
Comprimento: 26 carr. = 10 cm

Se com 20 p. da amostra faço 10 cm, quanto pontos vou precisar colocar na ag. para confeccionar 47 cm?
Cálculo: 
20 p. = 10 cm
X p.  = 47 cm
Então: 
X pontos = (20 x 47) : 10 X pontos = 940 : 10, X pontos = 94 p.

ATENÇÃO!!!
Não esqueça que se o trabalho for com ponto fantasia, você terá que fazer ajuste. Ou seja: se o ponto fantasia ocupa 4 pontos na agulha, é preciso mais uma continha. 

Como diminuir? Se você estivesse fazendo o corpo da blusa em duas partes, você certamente iria diminuir sempre no iní­cio e no fim da carreira, certo? Mas aqui a a peça será tricotada circularmente, então vamos fazer uso de marcadores, para sabermos exatamente onde começa a carreira e o meio dela. Marque e lembre-se de fazer as diminuições sempre 2p. antes(mate simples) e 2p. depois (2pjm) do marcador.

Número de Carreiras: 

Esse é mais fácil, ou você vai fazendo e comparando com a peça que você está usando como modelo, ou poderá fazer uma estimativa para saber quantas carreiras vai precisar para finalizar seu trabalho.

Se com 18 carreiras fiz 10 centímetros, quantas carreiras preciso fazer para ter o produto final?
Cálculo: 
18 carr. = 10cm
X carr.  = 51cm
Então temos X carreiras = (18 x 51) : 10, agora é só terminar o cálculo. X carreiras = 918 : 10 e finalmente: X carreiras = 91,8. Então vamos fazer 91 ou 92 carreiras.

Este exemplo é para peças retas. 
Se você precisa de manga, é claro que vai começar com um determinado nº de pontos e terá que fazer aumentos durante o trabalho.

Neste caso, é interessante ter o molde em papel ou preparar a peça seguindo uma receita.

5 comentários:

moema disse...

Adorei essa receita de calcular número de pontos, e número de carreira. só tenho uma dúvida porque no cálculo de pontos é 20p, e o cálculo de carreira é 18. Mais 18 é numero de carr ou número de pontos e porque é menos

moema disse...

adorei esses cálculos, mas 18 é número de pontos ou carreira? e no calculo de por a quantia de pontos na agulha é diferente de pontos de carreira e porque ele é menor de 20? esse número 18 seria outra amostra? pode tirar minhas dúvidas

sissy monturil disse...

Ola Moema, peço desculpas pela demora em responder, vida atribulada com casa, trabalho, neto, filho... ufa!
Vamos lá, como voce viu na postagem eu disse que

"Se com 18 carreiras fiz 10 cm, quantas carreiras preciso fazer para ter o produto final?

Cálculo: é uma regra de 3

18 carr. = 10cm
X carr. = 51cm

Então temos X carreiras = (18 x 51) : 10, agora é só terminar o cálculo. X carreiras = 918 : 10 e finalmente: X carreiras = 91,8. Então vamos fazer 91 ou 92 carreiras.


Então os 18 é numero de carreiras.
Este foi um exemplo de como voce calcular o numero de pontos no seu trico!
Para saber o que é estes 10 cm voce vai usar fita metrica e faça uma amostra com quantos pontos quiser, sendo que voce vai usar a fita metrica para medir na vertical e na horizontal os 10 cm.

Exemplo: monte 20 p. e faça por 26carr.
Aí voce medi com a fita metrica os 10cm ou seja: 20p x 26carreiras = 10cm

Espero ter ajudado.

Jacqueline disse...

quantas carreira é 18 centímetros

sissy monturil disse...

Oi bom dia Jacqueline!
Como expliquei, você deve fazer amostra do ponto que te dará o tamanho correto para sua peça.
No meu exemplo a minha amostra tinha 10 cm.
Faça uma com 18 cm, meça na fita métrica. Aí voce faz o cálculo para saber quantas carreiras são 18cm.

Faça uma regra de três:

Cálculo:

10 cm = 18 carr.

18 cm = X carr. ........... x: 18 x 18 = 324/10 = 32,4

Então temos X carreiras = (18 x 32,4) : 10 = 583,2
X carreiras = 583,2 : 10
X carreiras = 58,32.

Então vamos fazer 58 carreiras para os 18 cm