19/04/2017

CASAQUINHO AZUL

Olá meninas!

Vamos fazer essa blusinha cheia de charme hoje?!

Material:
agulha nº 2,5 para ponto tricô
agulha nº 3,5 para o ponto de fantasia.
lã para bebê de sua preferência ou fio similar a agulha escolhida




O tamanho é para bebê de 3 a 6 meses, no entanto, depende de quão grande é a menina.  A manga pode sempre fazer mais comprida ou do tamanho que esta, e se ficar curta pode ser estendida com biquinho de crochê.



Montagem:
Para começar monte 140 pontos nas agulhas 3,5 para tecer ponto fantasia. Você pode escolher o ponto que quiser e gostar.

1ª carr.: em p. meia.
2ª carr.: 1p.meia, 1 p. meia e segurar o ponto fazendo uma laçada e voltar fazer um ponto meia, pegar laçada e outro ponto meia, agora vamos soltar o ponto. Teremos 5 pontos em um. Um ponto meia e de novo fazer 5 pontos em um, como antes  em toda a volta.
3ª carr.: (avesso) em tricô
4ª carr.: passar o último ponto que foi tecido meia na 2ª carr. se volta para tecer em meia e os cinco que estavam em um ponto são tecidas 5 em trico. Em  toda a volta.
5ª carr.:  em tricô .
6ª carr.: é como a 2ª carr., mas tomando o cuidado de alternar os motivos tecendo 2 pontos em meia e, como explicado, na 2ª carreira, no ponto seguinte fazemos 5 pontos em um. E assim por toda a volta.
7ª carr.: é com a 3ª carr. e assim continue a sequência.

Aqui nesta foto podemos ver nitidamente o ponto fantasia, a diferença é a lã, que é mais fina, a tal lã para bebê... se preferir faça como outra lã e espessura mais grossa um pouco.


Agora, mude para a agulha nº 2,5 o que é recomendado pelo fabricante de lã.
Faça 8 carreiras com o ponto cordão de tricô, antes de começar a diminuir para as cavas.

Para as cavas divida a peça em três partes: duas frente e as costas.
Nas costas volta que são diferenciadas estas três partes, tecemos 32 pontos, rematamos três pontos, tecemos 68 pontos, rematamos três e tricotamos 32 pontos.
Temos três peças.
Viramos o trabalho e tecemos 32 pontos para a frente deixando o fio na   espaço das cavas.
Corte o fio e continuar tecendo as costas, se preferir tecer as costas primeiro e depois a frente e melhor acoplar o decote da frente
Continue tecendo as costas fechando um ponto em cada lado da cava três vezes, permanecerá 66 pontos, continue tecendo.
Desde o ponto fantasia ao centro do pescoço teremos 64 carreiras.

Agora para dar forma ao decote das costas para o ombro 16 pontos para cada um e da frente será 34 pontos que fecharemos como segue:
Rematamos os 18 pontos centrais e na próxima carreira 8 pontos sobre esse lado. O outro ombro (16 pontos + 8 pontos do decote) deixamos a espera .
Continue rematando 16 pontos do ombro desse lado três vezes.
Eu prefiro deixar os pontos numa agulha de espera para fechá-los juntos com o ombro da frente e assim a costura fica perfeita.
Faça o mesmo com o outro ombro.


Nós continuar fazendo a mesma em cada volta. (Uma volta neste caso são duas carreiras, como nós tecemos no direito do trabalho é tecida toda, sem aumentar ou diminuir). Nós continuamos a fazer isso até que permanecem na agulha 16 pontos que são o ombro esquerdo. Tecemos em ponto jarreteira até que tenhamos o mesmo que das costas e então faça o mesmo com o ombro.

   



Passo pontos a espera de cada ombro e cada frente para uma agulha e tricoto em conjunto uma parte dianteira e uma das costas e fechar. A costura é menos volumosa.



Para tricotar as mangas, monte 36 pontos e serão tecidas 48 voltas ou 96 carreiras aumentando 9 pontos em ambos os lados de um a um e distribuídos ao longo das 48 voltas.
Temos 54 pontos quando começamos a fechar a manga.
Para moldar as cavas remate a cada 2 carr. de ambos os lados:
4p.(1x), 3p (1x), 2p (3x), 1 p (2 x), 5p (1x) e por fim os 10 p. centrais.




Terminada a manga e hora de ornamentar com biquinho em crochê.








achado na net e traduzido por mim.