09/05/2017

4 BOTÕES NA GOLA DE TRICÔ





PONTOS EMPREGADOS
Ponto Meia
Ponto Cordões de Tricô
Ponto Tricô

MATERIAL:
2 novelos da lã Sedificada (Pingouim)
Ag. de tricô nº 8 mm e 7 mm
Ag. de tapeçaria
4 botões de madeira

AMOSTRA : 11 p. x 15 carr. = 10 x 10 cm em ponto meia

DICA TRICÔ : para as carr. encurtadas, quando for para virar o trabalho, deslizar a 1º p. em meia, puxar bem o fio e tricotar a carr. seguinte, para evitar buracos nas transições entre carreiras.

PONTO CORDÃO DE TRICÔ em idas e voltas : tricotar todas as carreiras em meia.
CASAS : fazer 4 casas na orla da frente direita da seguinte maneira: 
1 casa = 2 p. juntos em meia, 1 laçada. 
Na carr. seguinte, tricotar a laçada torcida, enfiando a agulha na parte de trás da laçada, para evitar um buraco demasiado grande. 


Tricotar 3p., formar 1 casa, tricotar 5p. , formar a 2.ª casa, tricotar 5p., formar a 3.ª casa, tricotar 5p. e formar a 4.ª e última casa.

INSTRUÇÕES
Com o fio e as ag. 8 mm montar 28 p. 
Eu fiz com fio duplo (Pingouim Sedificada na cor 4325) e usei agulha 8mm no direito e 7mmm no avesso, exatamente para que os pontos do avesso permaneçam firmem e mais justinhos.
Tricotar 6 carr. p. cordoes de tricô. 
Depois, tricotar 1 carr. em meia pelo direito e, depois, 1 carr. tricô e, ao mesmo tempo, formar as casas, totalizando 4 casas.

Tricotar 1 carr. em p. cordões de tricô, e continuar com mesmo ponto e, ao mesmo tempo, tricotar as carr. encurtadas da seguinte maneira : 
* tricotar 9p., virar – Como tricotar carreiras encurtadas simples em ponto jarreteira - tricotar 9p. na carr. seguinte, virar e tricotar 15 p., virar, tricotar 15 p., tricotar 2 carr. em p. jarreteira em todos os p. 
* repetir de * a * até 36 cm de altura, medida ao alto – ajustar a altura para depois de uma repetição completa de * a * 
Tricotar mais 3 carr. de p. meia e 6 carr. em p. cordões de tricô, como se fez no princípio. 
Arrematar. Pregar os botões na orla frente esquerda nas 3 carr. em meia.

AJUDA