28/05/2018

GORRO TRANÇA DE 6 PONTOS


MATERIAL

Lã de sua escolha, eu usei o fio Lã Sedificada na cor vinho 

Agulha de Tricô nº 4¹/² (usada no avesso do trabalho) e nº 5 (usada no direito do trabalho)


A montagem deve ser múltiplos de 15 + 1 p. de borda
TAMANHO
Para o tamanho adulto voce pode montar na agulhas de 91p.
Para tamanho menores, monte 76 p. ou 61 p.

Monte 76 p. para gorro de tamanho 6 meses, no meu caso foi para meu neto.
Teça por 7cm (=14 carr.) em p. barra 1x1.

Agora comece a sequencia de ponto fazendo: *3 p. trico, 3 p. meia, 6 p. meia, 3 p. trico, 3 p. meia* por 7 carr.

Quando chegamos a 7ª última carr. começar a tricotar normalmente até encontrarmos os 6 p. meia, esta é a hora de começar a trançar os pontos da seguinte maneira:

1ª carr.: *3t, 3m, coloque 3 p. atras do trabalho, tricote os 3m, e retome os 3p. e tricote em m, 3t*
2ª carr: em trico.
Repetir estas 2 carreiras.

Continuar tecendo repetindo o ponto fantasia até que obtenha 42 carr. (= 21 cm)

A partir daí você deve corte um pedaço de uns 35 cm que passar sobre todos os pontos do gorro que estão na agulha e fechar bem firme.
Aproveite para unir o gorro com uma costura. Pregue no alto do gorro um pompom.



Agora, para ajudar um pouquinho mais, vou deixar aqui como você pode fazer a TRANÇA SIMPLES que é a nossa trança usada no gorro:
1 - Todo processo de trança, utilizamos uma agulha auxiliar  com  duas extremidades  pontiagudas para formar o desenho.
2 - No geral é sempre um trabalho como: ponto meia/tricô: o avesso (isto é, o lado em tricô) para o fundo, e o direito (isto é, o lado em meia) para a trança.
3 - Os pontos trançados não são difíceis de fazer, basta ter conhecimento básico.
4 - Calcule bem a posição das tranças antes de começar o trabalho:  se for blusa: é sempre  mais seguro colocá-las no centro das costas , da frente ou das mangas. 
De  qualquer maneira , nunca deixe  que elas ultrapassem, na largura, a linha dos ombros, para que não surjam problemas na cava. Se a trança  for larga, faça apenas uma, nas mangas, seguindo a linha central  desde o punho até os ombros.         
Agora veja a imagem:

Trança da direita para a esquerda:

Passe parte dos pontos da trança (se for 6 pontos, divida), sem trabalhar, da agulha esquerda para a agulha auxiliar e segure-a na frente do trabalho, conforme indicado na FIG.1; trabalhe em seguida os próximos pontos da trança, que estão na agulha esquerda; trabalhe, por fim, os pontos d agulha auxiliar, tirando-os pela outra extremidade da agulha.


Trança da esquerda para a direita:
Passe parte dos pontos (3 pontos) da trança, sem trabalhar, da agulha esquerda para a agulha auxiliar e segure-a por trás do trabalho, conforme indicado na FIG. 2; trabalhe em seguida os próximos pontos da trança que estão na agulha esquerda; trabalhe por fim os pontos da agulha auxiliar, tirando-os pela outra extremidade da agulha.

21 comentários:

tekavolbor disse...

Amo os tricôs do Pinterest, tudo muito lindo,mas tenho dificuldade de encontrar as receitas, sou leiga em computação! Abraços!

sissy monturil disse...

Oi flor, que nada! Voce aprende só de navegar na internet. Quando abrir a pagina do pinterest faça sua busca com o que voce achar relevante e terá coisas belíssimas.
Se precisar de alguma ajuda, só me chamar.
Bjim e volte sempre!

cleide pereira do nascimento rodrigues disse...

Quero ver outras paginas do blog e nao estou conseguindo. Tem algum link para clicar e chegar nas outras paginas? Estou perguntando porque gostei desta pagina que estou vendo.

Unknown disse...

adorei seus gorros tem um que gostei muito só que é em russo um gorro azul com aba se puder me ajude??????
mande receitas para mim eu adorei seus trabalhos. deus te abençoe!!!!!

SireneMonturil disse...

Cleide Rodrigues, boa tarde!!
Desculpe a ausencia... alguns afazeres e as vezes fica complicado conciliar tudo.
Pois bem, qual o a pagina que voce nao esta conseguindo ver? Voce pode deixar algum endereço para eu poder te ajudar.

SireneMonturil disse...

Ola amiga Almerinda Peixoto.. boa tarde
Posso te ajudar sim, so me diz que pagina foi que voce entrou. Será um prazer!
obrigada por me visitar

Miracy P. Rego Barros disse...

Eu amei esse gorro e vou fazer um para meu neto de 6 anos e sei que ele vai adorar.

Miracy P. Rego Barros disse...

Eu adorei esse gorro e vou fazer um para meu neto que tem 7 anos.

sissy monturil disse...

É sempre um prazer receber pessoas por aqui!
Sintam-se a vontade e se tiver algo que possa ajudar, so chamar.
algumas comentarios meu aqui não obtiver resposta, mas estou por aqui.
bj a todas

Unknown disse...

Amo este trabalho

sissy monturil disse...

Uauauau!!!
Obrigada a voce que deixou este recadinho tão carinhoso!
Muito bom ter pessoas que gostam do que a gente faz, pois é com carinho e muito amor.
Volte sempre e sinta-se a vontade.
Será um prazer recebê-la.
Se eu demorar a responder, não fiquem chateadas, eu demoro um pouco pois tento conciliar com outras atividades e as vezes o tempo é corrido, mas eu respondo.
Grande beijo

Quem cuida @m@ . disse...

Boa tarde. Estou fazendo a receita de sua touca. Por favor quando faço a trança, deixo os pontos em espera sempre atras?

Maria disse...

Oi Sissy, esclareça uma dúvida por favor, o avesso é trabalhado todo em tricô, ou segue do jeito que aparece?

sissy monturil disse...

Maria, boa tarde!
Obrigada pela sua visita, é sempre um prazer recebê-la por aqui.
Quanto a sua pergunta, o avesso é realmente em tricô.

sissy monturil disse...

Quem cuida @m@, boa tarde!
Que bom ver você por aqui, seja sempre bem vinda.
E respondendo a sua duvida, coloquei lá, para facilitar seu trabalho, a maneira mais simples de fazer uma trança. No nosso caso, a trança é simples e feita com 6 pontos.
Então sugiro que volte lá e releia e você verá que é super fácil e você dará conta do recado.
E também vai ver que as vezes é por trás e outra pela frente! rs
Qualquer dúvida, só me chamar.
Grande beijo!

ika disse...

OLÁ BOA TARDE LINDOS E MARAVILHOSOS SEUS TRABALHOS PARABÉNS
POR GENTILEZA VC PODE ME AJUDAR A FAZER CASACO DE TRICO
PARA IDADE DE 5 ANOS
LINDO DIA OBRIGADA , DEUS TE ABENÇOE

sissy monturil disse...

Ola Ika, boa tarde
Obrigada por sua visita e pelo comentário. É um prazer recebê-la por aqui, volte sempre.
Quanto a te ajuda, sim, claro. So preciso saber qual casaco voce gostaria de fazer.
Mande e-mail para mim.
Bjos

PASSWORD Idiomas disse...

Uma dúvida... Na receita escrita diz 3 meia e 6 meia, mas na foto é sempre alternando 3 tricô e 3 ou 6 meias, qual esta correto? E o avesso? É em tricô?
Obrigada!

Unknown disse...

Lindas as receitas de gorrinhos ����

sissy monturil disse...

Agradeço a todas que me escreveram ao longo dos meses, decorrer do ano que passou. Peço desculpas por nao ter dado resposta. Gostaria dizer que seguindo a receita e a explicaçao como esta descrita, nao haverá erro. Posso te ajudar se precisar e para isso me mande um e-mail e que com prazer ajudo voce. Grande beijos a todas

Jane Santos disse...

Lindo esse gorro amei estava procurando uma receita assim obrigada por nos proporcionar essas coisas lindas... Amo tricô!