31/08/2014

UMA TRANÇA VINDA DE VÁRIOS ARCOS

Estou aqui tentando fazer alguma coisinha e acabei por fazer esta amostra de ponto que é uma trança feita de forma bem diferente. O seu efeito é muito legal, pois ela vai se transformando quando os arcos estão prontos!
Experimente, você vai gostar.

Coloque na agulha 35 pontos para fazer esta amostra

1ª, 3ª carr.: meia
2ª  e 4ª carr.: trico

5ª carr.: 1 p. sem fazer em meia; 6 m.; tira 1 p. sem fazer em meia, passe a linha para frente da agulha, tire 1 p. sem fazer em meia, passe o fio para a parte de tras da agulha; tire 1 p. sem fazer em meia, passe o fio da ag. direita sobre este fio (17 vezes mais), passe o fio para ag. esq. e vire o trabalho;

6ª acrr.: introduza a ag. direita entre os dois primeiros pontos da carr. da ag. esquerda e faça 1 p. m. sem tirar da ag. vire o ponto e coloque-o na ag. esquerda outra vez (17 vezes mais). Vire o trabalho.

7ª carr.: Passe o 1º p. da ag. esquerda para a direita, e remate 1 p. sobre este ponto da agulha.;  7 m.


8ª carr.: 1 p.sem fazer em m.; 33 p. t.
9ª carr.: Repetir a partir da  5ª carr.

Alcançando o tamanho desejado, trance o trabalho.






29/08/2014

CASACO LONGO COM TRANÇAS

Me apaixonei quando vi este casaco, ele é bem o meu estilo. Encontrei em um site russo, bem aqui: mslanavi tem coisas lindas.
Aí como eu não falou russo tentei traduzir a receita, mas as palavras fogem e a tradução fica difícil, as vezes. Resolvi então, eu mesma, criar a minha receita baseada na figura do casaco. Espero que gostem!

MATERIAL:
-Minha sugestão é  que você use um fio de espessura grossa para usar a agulha nº 12.

-Ag. para tricô nº 12
Amostra: um quadrado de 10 cm em p. = 8 p. x 12 carr.

Ponto Fantasia (trança) - seguir o gráfico.


COMO FAZER:

COSTAS

Coloque 56 p. na ag. p. e siga com o ponto fantasia. A 70 cm do início, rem. acompanhando o p., assim:  m. sobre m., t. sobre t.

FRENTE DIREITA
Montar 30 p. e proceda como nas costa. A 62 cm do início, formar o decote. Rem. a direita, cada 2 carr. 5 p., 2 p. (2 v.) e 1 p. (3 v.). A 70 cm do início, rem. acompanhando o p., m. sobre m., t. sobre t.

FRENTE ESQUERDA
Fazer como a frente direita invertendo as formações.

MANGAS
Montar 25 p. e trabalhar em barra 1/1 por 5 cm. Em seguida trabalhar em p. fantasia 4. Ao mesmo tempo, aum. de cada lado, cada 6 carr. 1 p. (7 v.). A 45 cm do início, rem. acompanhando o p., m. sobre m., t. sobre t.

CAPUZ
Monte 4 p. nas ag. nº 12 e tric. em p. meia. Aum. à esquerda cada 2 carr.: 1 p.(8 v.) e 10 p.. A 26 cm do inicio do trabalho rem. à esquerda cada 2 carr.: 1 p.(3 v.).
Em seguida aum. á esquerda 1 p. (3 v.). A 52 cm do inicio do trabalho, rem. à esquerda cada 2 carr.: 10 p., 1 p.(8 v.) e os p. restantes.

MONTAGEM
Fechar os ombros. Trabalhar em p. fantasia. Rem. acompanhando o p., m. sobre m., t. sobre t. Montar as Mangas nos 20 cm deixados para as cavas. Fechar as Mangas e os lados.

O LAÇO NO FAVO DO PONTO CRUZ

Até quem nunca acertou fazer um laço vai dar conta deste motivo: é perfeito para enlaçar você! E aqui o tecido da vez é o tipo favor!

Algumas dicas para que seu trabalho fique perfeito:

1 - Se você quiser que a linha não dobre ao puxar do ponto, passe uma esponja úmida do começo ao fim da linha.
2 - Passe sempre um alinhavo no tecido que cortou, evitando   desfiar.
3 - Para fazer todos os pontos no mesmo sentido é só levar o fio por baixo do ponto anterior, na carreira de volta.
4 - Se você borda para vender, compre o material no atacado, isso aumenta sua margem de lucro.
5 - Combine as cores da linha com as do tecido é harmonioso e fundamental.
6 - Ao terminar um trabalho sempre lave, passe à ferro e engome. Ficará lindo!
7 - Quando aplicar seus bordados use tecidos que não desbotam.
8 - Se não quiser ou não souber fazer 1/4 ou  3/4 de ponto, basta deixar de bordar os quadradinhos com um triângulo colorido que aparecem em certos gráficos mais elaborados e por fim defina-os com ponto atrás (contornos). Você pode usar esse truque quando quiser para acelerar seu trabalho, mas nunca deixe de praticar os pontos fracionados, eles são necessários para fazer um lindo trabalho.
 
Tesouras de pontas finas e agulhas bem escolhidas fazem a diferença na hora de bordar. Escolha a melhor!

27/08/2014

CUSTOMIZAÇÃO EM PONTO CRUZ

Quer dar uma cara nova para as suas blusinhas de malha?
Se você tem blusinhas de verão coloridas e quer incrementar o visual delas, abuse do ponto cruz! Verdade, elas vão ficar lindas!

Borde muito!!!
A gente sabe que o ponto cruz sempre sacode o verão e é nesta estação que o guarda-roupa é renovado com flores, arabescos e desenhos tribais... Que tal começar agora?
Você deve pegar aquela blusinha que já não tem mais graça, um desenho que goste, linhas, retalho de cânhamo fino ou étamine.
Para iniciar o seu trabalho, é preciso alinhavar um pedaço de étamine ou cânhamo (ou prenda com um bastidor) na blusa ou em outra peça que deseja customizar. 

1 - Alinhave um retalho de cânhamo fino sobre o local reservado ao bordado.
2 - Borde o desenho como de costume, mas agora pegando o tecido da blusinha junto. Enfie a agulha no tecido(étamine) por cima e coloque a mão por dentro da blusa para puxar a agulha e passá-la para cima novamente.
3 - Recorte as bordas do cânhamo contornando o bordado.
4 - Com auxílio de uma pinça, (aquelas usada para sobrancelha serve), puxe os fios um a um, segurando firme o bordado para não deslocar os pontos.

Você pode bordar aqueles arabescos contornando toda a volta do decote de uma blusa e imprimir um look romântico. 

26/08/2014

FLORES PARA SUA CASA

 Eu fiz estas florzinhas pensando na tardes de verão, primaveril... é muito linda!!! Nada melhor que flores para colorir o ambiente, e estas aqui podem estar em qualquer ambiente deixando sua casa tão linda quanto o jardim lá de fora!
Espero que gostem, é simples de fazer e rápido.


I-CORD DO TRICÔ

QUER FAZER AQUELE CORDÃO TUBINHO NO TRICÔ?

Chamado por aí de I-cord, mas para nós é o cordão de tricô, podemos fazer num piscar de olhos!
Ele foi criado pela lisabeth Zimmerman, uma mestra tricoteira americana. Ele é simples de fazer e enquanto você tricota você vai percebendo que ele vira um tubinho, bem lindo, fechado em ponto meia!

 Serve para tantas coisas: alça de bolsa, membros para bonecos…
Eu e você que amamos a arte de tricotar, podemos inventar o que quisermos, basta que a imaginação nos leve por horizontes coloridos... fácil assim, basta um par de agulhas de duas pontas e lã ou se preferi outra coisa, tipo fita, linha grossa, sutache...

Então vamos lá!!!
Comece colocando 3 pontos na agulha de pontas duplas.
Tricotar estes 3 pontos, normalmente, a partir da agulha esquerda para a direita.

Com todos os 3 pontos na agulha direita, passe os pontos de uma agulha para a outra assim:

 Agora sem virar a agulha, coloque-a na sua mão esquerda. O fio é proveniente do ponto mais à esquerda. Puxando o fio de modo que seja confortável, tricotar os três pontos da esquerda para a agulha direita. Tudo é normal, exceto o fio está vindo o último ponto na linha em vez do primeiro, quando você começar a tricotar desta linha.


 Quando você trouxe todos os 3 pontos para a agulha direita, deslize os pontos de uma ponta da agulha de duas pontas para o outro. Repetir estes passos, puxando o fio apertado no início de cada linha para segurar mesmo pontos. Arrematar normalmente.

Para você se familiarizar com a técnica veja este vídeo

25/08/2014

XALE ADRIANA GALISTEU

Eu hoje acordei e na visita matinal, de praxe, na rede social dei de cara com este Xale maravilhoso usado por Adriana Gálisteu e que realmente é de fechar o trânsito.  Então não poderia deixar de postar está lindeza! 


PONTOS UTILIZADOS
Xale: ponto meia - Babados: barra 1x1
TAMANHO: 180cm x 65cm
MATERIAL: 7 novelos de fio Baby Merino, da DROPS (50gr/175m, 100% lã merino); agulhas 3mm

NOTAS
*o babado toma 4/7 do fio **fazer os aumentos necessários em meia no direito do trabalho, 
e em tricô no avesso do trabalho, salvo se especificado em contrário na receita
***para prevenir orifícios devido aos sucessivos aumentos, use o método Strand Increase (figuras explicativas no final da receita)
****a autora não especifica, mas pela grande quantidade de pontos obtidos após trabalhados os sucessivos aumentos (aproximadamente 2000 pontos), é necessário ter em mãos uma agulha circular de fio comprido.

REALIZAÇÃO
Xale
Montar 5 pontos (se desejar 2 pontos centrais, montar 6 pontos; se não quiser nenhum ponto central, montar 4 pontos)
Carr. 1 (avesso do trabalho): em tricô
Carr. 2 (direito do trabalho): 1m, 1 aumento, 1m, 1 aumento, 1m (ponto central), 1 aumento, 1m, 1 aumento, 1m (=foram aumentados 1 ponto em cada lateral e 2 pontos no centro, um de cada lado do ponto central)
Carr. 3: em tricô
Carr. 4: 1m, 1 aumento, em meia até chegar ao ponto central, 1 aumento, 1m (ponto central), 1 aumento, em meia até chegar ao último ponto, 1 aumento, 1m
Carr. 5: 1t, 1 aumento, em tricô até chegar ao último ponto, 1 aumento, 1t (=foram aumentados 2 pontos, um em cada lateral)
Repetir as carreiras 2-5 o quanto você desejar (não use mais do que 3 dos seus 7 novelos)
Babado (haverá mais de 2000 pontos após os aumentos)
Carr. 1 (direito do trabalho): *2m, 1 aumento em meia* até o fim da carreira. Levantar e tricotar pontos dessa forma ao  longo das bordas (=7m  de cada 5 pontos das bordas)
Carr. 2: *1m, 1 aumento em tricô* até o fim da carreira
Carr. 3 e todas as próximas carreiras: trabalhar os pontos como eles se apresentam (barra 1x1). Em cada canto, aumentar 2 pontos a cada carreira impar.
Trabalhar dessa forma o quanto você desejar (ou seus novelos acabarem). Rematar todos os pontos.


24/08/2014

BLUSA BRANCA DECOTE "V" E MANGA RAGLÃ

Esta blusa vi na internet e foi amor a primeira vista!!! rs
Ela é simples, sem muitos detalhes, bem casual, excelente para aqueles dias em que tem sol brilhante no céu e você tem um encontro perfeito... A única coisa que precisa é conhecimento, disposição e dedicação. Ela não tinha receita, mas nada me impediu de fazer já, que tenho as três coisas que citei acima, além da curiosidade e o bem querer!
Nada complicado, este modelo é para as tricoteiras de plantão e para as que estão iniciando na técnica. Tente tricotar com cuidado e sem pressa ou exercite com amostra, tudo o que for fazer. É bem fácil e não requer tanta prática, basta somente atenção quanto as mangas que são em raglã. O decote é "V" e este é moleza. Então veja a receita e tudo foi de acordo com o que eu vi e acredito que você também vai gostar da singela adaptação a olho nu!!!  Vamos lá? 
PONTOS EMPREGADOS: Cordão de tricô - direito e avesso em t.  Ponto meia - direito em m., avesso em t. Barra 2/1 - 2 p. t.; 1 m.

EXECUÇÃO:

COSTAS:
Monte 56 p. nas ag. nº 4 e tric. barra 2/1(2 t/ 1 m), por 3 cm. Mude para agulha nº 6 e tric em p. cordão de tricô. A 33 cm do início, formar os raglãs. Dim. de cada lado, a cada 2 carr.: 1 p. (19 v.) e depois, a cada 4 carr.: 1 p.(2 v.). A 52 cm do início, rem.

FRENTE:
Trabalhe como nas costas até 33 cm do inicio do trabalho. Nesta altura para o decote divida o trabalho ao meio e tric. cada lado separadamente, rem. do lado do decote cada 5 carr.: 1 p. (9 v.). Ao mesmo tempo a 48 cm do inicio do trabalho rem. a cava como nas costas. A 52 cm do inicio do trabalho rem..



MANGAS:
Montar 41 p. nas ag. nº 4 e tric. em barra 2/1, por 2 cm. Continue com ag. nº 5 e tric. em cordão de tricô por 3 cm. Continuar aum. de cada lado, cada 12 carr.:1 p. (8 v.). A 32 cm do início, formar os raglãs. Rem. de cada lado, cada 2 carr.: 1 p. (19 v.) e depois a cada 4 carr.: 1 p. (2 v.). Rem.


MONTAGEM:

Monte os raglãs. Costure os lados e as mangas. Levante 104 p. ao redor do decote com a ag. circular e tric. em cordão de tricô. Faça no centro do remate da frente em todas as carr. 1 dim. dupla (tire 2 p. juntos sem fazer em m., 1 m., rem. os 2 p. sem fazer sobre o tric.). A 4 cm dos p. levantados rem..

Sugiro e acho que ficaria lindo com Fio Enlace da Estilotex, Fio Neoné da Pingouin, Fita de cetim nº 0, Fio Sonho da Pingouin, Fio Ciclone da Purafibra, todos LINDOS!!!

16/08/2014

TRICÔ ... COM TRANÇAS!

COLAR TRANÇADO

Hoje trago um colar bem bonitinho, simples de fazer e o que é mais interessante, é tricô!
Você vai precisar da sua agulha preferida, claro, de tricô, lã ou linha.
Eu usei 9 pontos e as tranças são compostas por duas tiras de tricô.

Aqui neste colarzinho azul a opção foi colocar um fecho, mas você pode usar botão também.


















PRIMEIRA FAIXA:
Usando agulha e fio escolhido, faça 9 pontos em meia.
1ª carr.: m
2ª carr. e todas pares: t
3ª carr.: m
5ª carr.: m
7ª carr.: 4 m, laç., 2 p.j.m., 3 m.,
Repita as 8 carr., por 16 vezes.
Em seguida, trabalhe por mais 15 carr. e remate.

SEGUNDA FAIXA:
Usando agulha e fio escolhido, faça 9 pontos em meia, num total de 15 carreiras.
Na carreira seguinte (direito):
1ª carr.: 4m, laç., 2 p.j.m., 3m.
2ª carr e todas as pares: t
3ª carr.: m
5ª carr.: m
7ª carr.: 4 m, laç., 2 p.j.m., 3 m.,
Repita as 8 carr., por mais 16 vezes.
Como sugestão, siga  este guia de fotografia para trançar o colar ou pulseira, caso seja a escolha a ser feita.


1 - As duas tiras prontas para serem trançadas.
2 - Inserir a extremidade mais longa da tira para o primeiro furo da tira de extremidade mais curto.
3 - Em seguida, insira a tira de cima com furo ao longo da tira de abaixo (o primeiro furo da faixa).
4 - Continuar a inserir a tira de cima (eles vão se alternar) para a próxima laçada, certifique-se de não perder qualquer uma e puxar uniformemente.
5 - Assim deve ficar no avesso.
6 - Continue trançando e, uma vez terminado, você terá duas texturas diferentes na mesma trança.
7 - Usando agulha de crochê tomar as extremidades dos fios e faça uma correntinha para formar uma alcinha por onde vai passar o botão. Achate o outro lado de uma das bordas da tira  e pregue um botão.

15/08/2014

PONTO RENDADO


Este ponto é como imaginar as ondas do mar... é tão suave, delicado e faz tudo ficar muito lindo! Se você esta pensando naquela blusa para arrasar, então aproveita e faz, vai ficar perfeita para um encontro, sair por aí, sem rumo.

Fiz esta amostra com fio de lã, mas acredito que com linha deva ficar mais legal, mais leve! Use fio lurex dourado, prateado, fio de seda, maleável e de bom caimento.







A quantidade de pontos é múltiplos de 7 + 3 e 2 pontos para bordas.



CARTEIRA VERMELHA EM CROCHÊ

Sabe aquele encontro para jantar romântico? Então, use esta preciosidade e arrase!


Materiais:
1 novelo de Encanto na cor 3794                                                          
Agulha de crochê de 3 mm
1 folha de EVA em tom de cor aproximado ao do fio
20 cm de Tecido combinando com o fio (estampado ou liso, a sua escolha)
1 botão imantado
1 broche de strass para valorizar a sua peça
Medida: 18 cm de largura
Modo de fazer:
1. Faça correntinhas suficientes para a largura desejada da sua carteira. Siga o ponto fantasia abaixo em carreiras de ida e volta até aproximadamente 30 cm ou do tamanho ideal para você.
2. Ignore a emenda no meio do gráfico abaixo. Siga fazendo os leques normalmente. O início e o fim das carreiras serão sempre nas pontas.
3. Forre um retângulo de EVA com
tecido que combine com a cor do fio Encanto, que você usou na carteira. O EVA deve ser de cor aproximada ao fio, pois o crochê é furadinho e pode aparecer o EVA.
4. Costure o EVA forrando a carteira.
5. Aplique o botão imantado.

6. Na parte externa da carteira, coloque um broche ou uma peça de bijuteria para agregar ainda mais luxo a sua peça e está pronta!














http://blog.bazarhorizonte.com.br/2013/12/10/receita-carteira-em-croche-linha-encanto-circulo/

13/08/2014

BOLSA COM TRANÇAS E BAMBU

knitted bagA gente passa o tempo todo na interatividade procurando o que há de melhor neste mundo virtual quando o assunto é arte, seja ela em tricô ou crochê, não importa, basta que esteja ali ilustrando e definindo cada gosto e cada situação. Eu não sou diferente de ninguém e nem poderia, afinal de contas também amo fazer artesanato e usá-lo. E eu escolhi esta bolsa para meu modelito da semana! Espero que gostem!
Vi vários modelos e aí resolvi fazer a minha com a minha receita e meu gráfico para compor esta fashion inspiração!!!

Procurei fazer visualizando os diversos modelitos encontrados e cada um verdadeiramente lindos, da mesma forma que vi ali postadas, mas as vezes a gente quer ver cada coisa como única... rs
Coloquei um forro e um bolso interno, isto é de praxe em todas as bolsas. Um detalhe primoroso é a fita de cetim que deixa ela com ar atraente e quanto mais larga mais bonita.

Medição: 
Largura (parte inferior): 40 cm Altura (com exceção da alça): 21 cm .

Cuidados para conservar a peça - Lavar as mãos, e deve ser seca na sombra em superfície plana .

Material:
Agulha de trico nº 7 cm e lã Paratapet
Fita de Cetim nº12 = 50mm
um par de alças de bambu , aproximadamente 15 cm de diâmetro 
Pode também fazê-la de linha e tenho algumas sugestões:
Barbante Barroco Natural 700 GR- linha Bella é grossa, mas use 2 ou 3 fios juntos. Tem cores belíssima.
- Linha Duna que tem fio metálico dourado ou prata
- Fio Neoné, que parece uma fita e o trabalho com ela fica lindo
- Fio Ateliê, ainda não fiz nada com ele, mas me pareceu o mais grosso de todos os citados

- Barbante Barroco Natural 700 gramas/791 metros 100% Algodão 4 x 6



Esta aí abaixo é a minha! Fiz em tom de cinza com lã Paratapet e fita de cetim preto, e encontrei nesta vastidão da internet uma bem igual....  as cores escolhidas são as que mais gosto!


COMO FAZER:
Coloque na agulha de tricô nº 5¹/² mm, 70 pontos. Proceda conforme descrito a seguir:
1ª carr.: 1 p. borda, *4 t., 3 m., 4 t., 10 m.*; repetir até terminar.
2ª carr.: 1 p. borda,  *4 m.,  3 t., 10 t.*;  repetir até terminar.
3ª e 5ª carr.: igual a 1ª carr.
4ª e 6ª carr.: igual a 2ª carr.

observação: as carreiras pares serão as carreiras do avesso e serão tricotadas acompanhado o ponto.

7ª carr.:  *4t., 3m., tire 5 p. sem fazer em m., deixe na ag. auxiliar atrás do trabalho, 5 m., retome os 5 p. e tric. em m.,*
8ª, 10 ª, 12ª, 14ª, 16ª, 18ª, 20ª carr.: igual a 2 ª carr.
9ª, 11ª, 13ª, 15ª, 17ª, 19ª carr.: igual a 1 ª carr.
21ª carr.: *4t., 3m., tire 5 p. sem fazer em m., deixe na ag. auxiliar na frente do trabalho, 5 m., retome os 5 p. e tric. em m.,*
22ª a 90ª carr.: será igual as carreiras 7ª a 21ª carr.
91ª, 93ª, 95ªcarr.:  igual a 1ª carr.
92ª, 94ª, 96ªcarr.: igual a 2ª carr. Arremate todos os pontos.
A lateral da bolsa dá pra ver como ficou bem legal a costura, onde ficou a abertura de mais ou menos uns 12 cm para que tivesse mobilidade e as alças fossem bem encaixadas. Eu adorei o efeito do cinza com o laço preto!!!


PARA MONTAGEM
Costure com pontos invisíveis as carreiras de montagem, e os lados, deixe 12 cm sem costurar para abertura na parte superior da bolsa.. Forre a bolsa com um cetim combinando com a cor da bolsa ou até um fazendo contraste, fica mais bonito  e para cortar o tecido faça um molde para que fique certinho na hora de costurar e montar.
Dobre para o avesso a abertura e costure com pontos invisíveis pegando o forro e a parte superior da bolsa.
Quanto a alça, tenho duas sugestões: dobrar a o trabalho tricotado sobre a alça e prender com costura invisível ou simplesmente casear com agulha de crochê ou de bordado, envolvendo toda a base da alça, delicadamente, fazendo um acabamento perfeito.
Esta segunda opção foi a minha escolha!
 Pode também fazer este Ponto Padrão: 

PONTO UTILIZADO:

Ponto meia (p.m.): meia no direito, tricô no avesso. Trabalhe  CARREIRAS 1- 35 em ponto padrão.

CARREIRAS 1, 9, 13, 17, 21, 25, 29 e 33: (lado direito)
1 t., tirar 2 p. sem fazer em meia, colocar atrás do trabalho; 2 m.,. tricotar os 2 m. da agulha auxiliar; 2 t., 8 m., 2 t., tirar 2 p. sem fazer em meia, colocar na frente do trabalho; 2 m.;  tricotar 2 m. da agulha auxiliar; 1 t.
CARREIRAS 2 -4, 6-8, 10-12, 14-15, 18-20, 22-24, 26, 28, 30-32 e 34: (avesso)
1m., 4 t., 2 m., 8 t., 2 m., 4 t., 1 m.
CARREIRAS 5: 1t.;  tirar 2 p. sem fazer em meia, colocar na frente do trabalho; 2 m.;  tricotar 2 m. da agulha auxiliar; 2 t., tirar 4 p. sem fazer em meia, colocar atrás do trabalho; 4 m., 4 m. tricotar os 4 m. da agulha auxiliar; 2 t.; tirar 2 p. sem fazer em meia, colocar na frente do trabalho; 2 m.;  tricotar 2 m. da agulha auxiliar; 1 t.
CARREIRAS 16 e 27: 1t., 4 m., 2 t.,  tirar 4 p. sem fazer, colocar na ag. aux. atrás do trabalho; 4 m., retomar 4 m. e tricotar em m.;  2 t., 4 m., 1 t.
CARREIRA 35: 1 t., 1 m., 2 p. j. m.; 1 m., 2 t.,  3 m.; deslizar 2 pontos, um de cada vez, em meia para a agulha direita; retornar os ponto para ag. da mão esquerda na posição virou e tricotá-los juntos em meia (1 ponto reduzido); 3 m.; 2 t; 1 m.; deslizar 2 pontos, um de cada vez, em meia para a agulha direita; retornar os ponto para ag. da mão esquerda na posição virou e tricotá-los juntos em meia (1 ponto reduzido); 1 m.; 1-19 em trico.  O ponto reduzido pode ser visto aqui