02/09/2012

GOLA PONTO SALOMÃO OU SERÁ SEGREDO?

Eu na verdade conheço este ponto como ponto SEGREDO e isto faz muito tempo!!!!

Vejam que lindo e talvez seja meu proximo projeto a fazer e vou confecionar de acordo com receita do site: garnstudio
Achei simplesmente lindinha e cheia de delicadeza por causa da leveza que o ponto proporciona. Vou tecer em fio para bebê branco ou talvez tente um fio Anne laranja que tenho guardado e que provavelmente não faça nada com ele, e acredito que ficará maravilhoso para sobrepor uma roupa preta...

ABREVIATURA DE PONTOS:

mpa – meio ponto alto
pa – ponto alto
pad – ponto alto duplo
pat – ponto alto triplo
pb – ponto baixo
pbx – ponto baixíssimo
pc – ponto corrente


PONTO SALOMÃO
* Puxar uma argola comprida – com cerca de 2 cm, 1 laçada, passar a laçada pelo ponto comprido, enfiar a agulha de croché novamente no pc (argola grande – ver fig. 1 – pc = D na fig. 1) formada pelo ponto comprido, 1 laçada, passar a laçada pelo pc (= 2 pontos na agulha de croché), 1 laçada, passar a laçada pelos 2 pontos na agulha de croché *.
De *-* = 1 nó de amor

GOLA :
Faz-se em idas e voltas numa longa peça que, depois, é unida. 

Crochetar 1 pc. Ver A (= princípio) na Fig. 2 abaixo.
CARREIRA 1: Crochetar 10 PONTOS SALOMÃO (Nós de amor) - ver explicações acima (incluindo 2 nós para virar). 
CARREIRA 2: Virar. 1 pb no 5.º nó a partir da agulha de croché, * 2 nós de amor, saltar 1 nó, 1 pb no nó seguinte *, repetir de * a * até ao fim da carreira, e terminar com 1 pb no 1.º pc. 
CARREIRA 3: Virar. 2 nós de amor, 1 pb no penúltimo nó da carreira precedente, * 2 nós de amor, saltar 1 nó, 1 pb no nó seguinte *, repetir de * a * até ao fim da carreira.
CARREIRA 4: Virar. 3 nós de amor, 1 pb no penúltimo nó de amor da carreira precedente, * 2 nós de amor, saltar 1 nó, 1 pb no nó seguinte *, repetir de * a * até ao fim da carreira.
Repetir as carreiras 3 e 4 até a peça medir cerca de 150 cm (parar depois de uma carreira 4). Crochetar, depois, uma orla da seguinte maneira (ver Fig. 3, X = princípio da orla) : Virar. 2 nós de amor, 1 pb no penúltimo nó da carreira precedente, * 1 nó de amor, saltar 1 nó, 1 pb no nó seguinte *, repetir de * a * até ao fim da carreira (a orla, agora, é recta), continuar com 2 nós de amor (= canto), virar para crochetar ao longo do lado mais comprido, 1 pb no nó seguinte, * 1 nó de amor, saltar 1 nó, 1 pb no nó seguinte *, repetir de * a * a toda a volta do lado mais comprido. Continuar com 2 nós de amor (= canto), virar para continuar ao longo do lado mais curto (= 1.ª carreira), 1 pb no nó seguinte, * 1 nó de amor, saltar 1 nó, 1 pb no nó seguinte *, repetir de * a * à volta do lado por inteiro, e terminar com 2 nós de amor e unir com 1 pbx no 1.º pc feito. 

MONTAGEM :
Unir os 2 lados mais pequenos, costurar os nós uns contra os outros com pequenos pontos invisíveis. 


Explicação dos diagramas dos modelos
= pc
= pb
= nó de amor

Diagrama


Nenhum comentário:

DESTAQUE

DE FARAÓS A REIS: COMO O TRICÔ CONQUISTOU O MUNDO

  A Fascinante História do Tricô: Uma Jornada Através dos Séculos Você já se perguntou há quanto tempo o tricô faz parte da vida das pessoas...