08/08/2014

GOLA PONTO ESPINHA DE PEIXE

O inverno de nossas ruas ficaram cheias de pessoas que de uma forma coerente ou não aprenderam o segredo de manter-se aquecido. Embrulharam-se em grandes golas, cachecóis , pelerines, xales, mantôs e até capuz de grandes dimensões.

E quando se fala de GOLA vem na mente uma longa e envolvente trama circular que você torcer e dobrar em torno de seu pescoço, ela é definitivamente um toque de glamour e também pode ser bastante deselegante se mal combinada...
Eu amo quando a moda e a funcionalidade se encontram em uma harmonia perfeita, e você?

E foi pensando assim que hoje eu trouxe esta GOLA linda confeccionada em ponto escama de peixe, num tom nude, lã macia e 100% algodão! Aproveita e faz a sua, mesmo que não seja mais inverno a estação que entrou, outono, vem com vento e friozinho nas madrugadas, então não perde tempo e pega tuas agulhas!
MATERIAL:
5 novelos de lã macia e que seja 100% algodão
Agulha de trico circular compatível com fio a ser usado
Marcador de ponto

PONTO PADRÃO
Ponto Espinha de Peixe
15 pontos = 4 cm ponto de espinha de peixe

TAMANHO FINAL
14 cm de largura e 58 cm de diâmetro
Multiplo de 7 + 1

INÍCIO
Montar 220 pontos. Para garantir que a primeira  carreira fica flexível, monte de forma que seus ponto deslizem para cima e para baixo da agulha.

Certifique-se que os pontos não fique torcidos em torno da agulha, e deslize o último ponto, da ag. direita para a ag. esquerda (para que ele fica ao lado do primeiro ponto).

Coloque um marcador de ponto substituível na ag. direita

*2 p. juntos em meia e deslizar apenas o 1º ponto da ag. esquerda (fique com o segundo ponto na ag.). Com este ponto que ficou na ag. esquerda faça outra vez 2 p. juntos em meia, deslizar apenas o 1º ponto da ag. esquerda (fique com o segundo ponto na ag.)*
   
AVESSO DO TRABALHO:
1ª carr.: **2 p. juntos em tricô e deslizar apenas o 1º ponto da ag. esquerda (fique com o segundo ponto na ag.). Com este ponto que ficou na ag. esquerda faça outra vez 2 p. juntos em tricô, deslizar apenas o 1º ponto da ag. esquerda (fique com o segundo ponto na ag.)*  repetir de * até permanecer 1 ponto.
Sobra 2 pontos no final da carr., tricote 2 p. juntos em tricô, deslizar apenas o 1º ponto da ag. esquerda (fique com o segundo ponto na ag.) e tric o p. seguinte em tricô, vire o trabalho.


Chegando ao final da carreira circular, fica 1 p. na ag. esquerda, passe ele para a ag. direita e remova o marcador de pontos, volte o p. para a ag. esquerda, faça 2 p. juntos em tricô e deslizar apenas o 1º ponto da ag. esquerda (fique com o segundo ponto na ag.).

Para ficar com a volta bonitinha, você precisa colocar o marcador de pontos NOVAMENTE. Coloque entre o primeiro ponto da carr. que acabou de fazer e o ponto que começará a nova carreira.
Devolva 1 p. da ag. da direita para a esquerda, coloque o marcador de pontos e retorne o p. novamente para a ag. direita outra vez.
 

Para começar a próxima carreira você deve dar uma torcida no ponto que esta na ag. esquerda:

DIREITO DO TRABALHO:
2ª carr.: *2 p. juntos em meia,  pegar o ponto por trás: torcido, deslizando o 1º ponto da ag. esquerda (deixar cair o ponto). Com este ponto que ficou na ag. esquerda faça outra vez 2 p. juntos em meia,  pegar o ponto por trás: torcido, deslizando o 1º ponto da ag. esquerda (deixar cair o ponto). Repita de * até último ponto.
Sobra 2 pontos no final da carr., tricote 2 p. juntos em meia,  pegar o ponto por trás: torcido, deslizando o 1º ponto da ag. esquerda (deixar cair o ponto) e tric o p. seguinte em meia normal. vire o trabalho.

Chegando ao final da carreira circular, faça o procedimento igual na 1ª carr. para remoçõ do marcador de pontos.

Repita 1ª e 2ª carr. até a peça medir 14 centímetros de largura.

Vídeo com ponto espinha de peixe:
Como fazer ponto Espinha de Peixe Horizontal
Ponto Espinha de Peixe
Ponto Espinha de Peixe Circular
https://www.youtube.com/watch?v=GyxmWiIyuBg
https://www.youtube.com/watch?v=mTh8Vux9mSE

O padrão de ponto espinha de peixe recebe o nome pela semelhança com o esqueleto do peixe 

Nenhum comentário: